Jogadores

Os jogadores são outra parte essencial do jogo, pois serão uma das chaves para determinar o sucesso das equipes.

Os jogadores são originados no metaverso, visto que são mintados quando são descobertos pelos olheiros durante o recrutamento.

A exceção são os jogadores reais que estabeleceram acordos de licenciamento com o MetaSoccer para serem representados como NFTs, conhecidos como a série Icons.

Atributos

Cada jogador terá uma série de atributos, alguns fixos outros variáveis no curto e no longo prazo.

Posição

Esta é a posição natural que o jogador ocupa em campo. Alguns jogadores com um perfil mais versátil conseguirão um bom desempenho em várias posições. Se o jogador for colocado em uma posição que não se enquadre na sua função, sua pontuação diminuirá.

As funções que um jogador pode ocupar são as seguintes:

Posição

Linha

Abreviação

Goleiro

Goleiro

GK

Ala Direito

Defesa

RWB

Lateral Direito

Defesa

RB

Zagueiro

Defesa

CB

Lateral Esquerdo

Defesa

LB

Ala Esquerda

Defesa

LWB

Volante

Meio-campo

CDM

Meia Direita

Meio-campo

RM

Meia Central

Meio-campo

CM

Meia Esquerda

Meio-campo

LM

Meia Atacante

Meio-campo

CAM

Ponta Direita

Atacante

RW

Ponta Esquerda

Atacante

LW

Atacante pela Direita

Atacante

RF

Atacante Central

Atacante

CF

Atacante pela Esquerda

Atacante

LF

Centro Avante

Atacante

ST

Idade

A idade dos jogadores tem muita importância no MetaSoccer, pois tem um impacto directo nas suas habilidades.

Os novos jogadores são recrutados entre os 14 e os 19 anos de idade. Todos os jogadores se reformam por volta dos 38 anos, por isso o jogador poderá ter um período de duração diferente dependendo da idade em que for encontrado, o que pode afetar a sua rentabilidade.

Existe a possibilidade dos jogadores se tornarem olheiros depois de se reformarem.

Altura e Peso

Estes atributos são calculados com base na distribuição normal conforme a posição, considerando, por exemplo, que os goleiros são normalmente mais altos do que os meia atacantes.

O peso também é obtido através de uma distribuição normal relacionada com o Índice de Massa Corporal, sabendo a altura calculada previamente.

O pé do jogador será determinado por probabilidades de cada posição, e cada jogador pode ser destro, canhoto ou ambidestro. Esta probabilidades têm por base jogadores reais.

Clube

O clube ao qual pertence o jogador.

Pessoal

Estes são os atributos pessoais que definem o jogador:

Condição

A condição refere-se ao estado físico do jogador, que diminui após uma partida e que pode ser recuperado ao longo do tempo.

A condição do jogador e a exaustão imitam o mundo real, para que jogadores cansados não possam participar em partidas ilimitadas.

Em cada partida a condição do jogador irá diminuir 20 pontos. Por outro lado, a condição aumenta com o tempo, por isso em 24 horas recarrega de 0% a 100% (na verdade aumenta 1 ponto a cada 864 segundos). Desta forma, os jogadores podem participar em cerca de 5 partidas por dia.

Por baixo da barra da condição surge um ícone que revela o quão exaustos os jogadores estão. Nesta primeira versão da condição, um coração vermelho significa que o desempenho do jogadore será pior pois está cansado (condição entre 24% e 20%). Se os jogadores estiverem exaustos (condição entre 19% e 0%) não podem jogar uma partida.

Assim, nesta versão apenas dois níveis de condição vão ter impacto no jogo. Qualquer jogador com condição igual ou superior a 25% terá um desempenho normal — isto acontece para preparar a introdução de novas caraterísticas. No futuro, todos os níveis de condição terão impacto no jogo.

Selecionar jogadores cansados não terá impacto na lineup skill.

Moral

É o estado mental do jogador e irá afetar o desempenho do jogador nas partidas. O humor do jogador pode ser afetado pelos seguintes fatores:

  • Os minutos disponíveis

  • Os últimos resultados da equipe

  • Se ele estiver listado no mercado como disponível para transferência

A variação e recuperação do humor irá depender dos atributos mentais do jogador.

Lesões

É a condição de saúde do jogador. Se esforços físicos forem repetidos sem descanso, o jogador pode se lesionar.

Em breve: Mais detalhes sobre a lógica da Condição, Moral e Lesões.

Forma

Futebol é um jogo de equipe, então os jogadores precisam jogar com a sua equipe de tempos em tempos, para obter o máximo de benefícios de suas habilidades.

Longos períodos sem jogar em partidas com a equipe impactam na performance do jogador.

Detalhes da Forma

Todos os jogadores começam com uma Forma de 100.

Perdendo a Forma

A cada 3 dias que o jogador não joga uma partida com time (PvE ou PvP), o jogador irá perder 5 pontos de Forma.

Ganhando a Forma

Um jogador pode ganhar até 10 pontos por dia (24h) através de:

  • Jogando uma partida PvP, o jogador ganha 10 pontos de Forma, até um máximo de 100.

  • Jogando uma partida PvE, o jogador ganha 5 pontos de Forma, até um máximo de 100.

  • Treinando, um jogador ganha 5 pontos de Forma, até um máximo de 50.

Forma e Habilidade

A forma é um multiplicador que modifica o impacto de todas as habilidades no resultado de qualquer atividade do jogador. O resultado sempre será arredondado para cima.

// Habilidade Final = arredondaCIMA( habilidade * ritmo%) 

Exemplo:

  • Uma habilidade com 75 de um jogador com 90 de Forma, terá o resultado da habilidade final de 75*90% = 68

  • Uma habilidade com 75 de um jogador com 20 de Forma, terá o resultado da habilidade final de 75*20% = 15

Habilidades

Estas são as habilidades que definem um jogador, e são importantes para o seu desempenho em campo, mas não serão totalmente decisivas, já que a condição, o moral e um componente aleatório baseado na tecnologia RNG (Geração de Número Aleatório) também entrarão em jogo.

As habilidades dos jogadores estão divididas em três seções:

Técnicas

Táticas

Físicas e Mentais

Passe

Visão

Fitness

Dribble

Bravura

Força

Cruzamento

Posicionamento

Velocidade

Remate

Marcação

Concentração

Finalização

Carrinho

Agressividade

Cabeceamento

Roubada de bola

Criatividade

As habilidades dos goleiros diferem ligeiramente em cada uma das seções:

Técnicas

Táticas

Físicas e Mentais

Mergulho

Visão

Fitness

Manuseio

Bravura

Força

Chute

Posicionamento

Velocidade

Soco

Concentração

Arremesso

Agressividad

Reflexos

As médias de cada seção resultam na média de habilidade.

Geral

Esta é a média ponderada das habilidades mais relevantes para cada posição. Será atualizado conforme as habilidades evoluírem.

Potencial

Este é o máximo que uma habilidade pode melhorar. Isto será determinado no recrutamento e está altamente relacionado com o conhecimento do olheiro. Cada jogador terá também um Potencial Geral.

Potencial Geral

O potencial geral é número visível junto ao jogador, e está relacionado com a posição específica do jogador, o que significa que o jogador pode alcançar esse potencial na sua posição específica. O potencial geral é calculado com base no potencial de cada habilidade.

Habilidades Especiais

As habilidades especiais dos jogadores são capacidades extraordinárias que podem resultar na melhoria de situações específicas. Nem todos os jogadores têm habilidades especiais, mas os que têm influenciam bastante qualquer partida. Algumas habilidades especiais são específicas de uma certa posição, e apenas jogadores dessa posição a podem ter, enquanto outras podem surgir em qualquer jogador, independentemente da sua posição no campo.

Os jogadores podem ter dois tipos principais de habilidades especiais: um tipo que só afeta o próprio jogador, e outro que afecta vários jogadores na equipe.

No caso do segundo tipo, o alinhamento escolhido é importante. Por exemplo, se um jogador tem uma habilidade especial que afeta todos os jogadores da defesa, será melhor escolher um alinhamento mais defensivo.

Na primeira versão dos jogos amistosos, as habilidades especiais vão melhorar o resultado geral de um ou mais jogadores em campo, dependendo da habilidade especial. Em próximas versões, cada habilidade especial será aplicada a uma ação específica em campo, para providenciar aos usuários uma experiência de jogo mais rica e detalhada.

Estas são as habilidades especiais existentes, posições em que se enquadram e impacto que têm:

Habilidade Especial

Posições incluídas

Impacto no Jogo

Defensor de Pênalti

Goleiro

+6 geral

Goleiro Batedor

Goleiro

+6 geral

Goleiro Orador

Goleiro

+3 geral

+1 geral de todos os jogadores na mesma linha

Insuperável

Defesa

+6 geral

Kaiser

Defesa

+3 geral

+1 geral de todos os jogadores na mesma linha

Mágico

Meio-campo

+6 geral

Driblador

Atacante

+6 geral

Matador

Atacante

+6 geral

Treinador em Campo

Defesa e Meio-campo

+3 geral

+1 geral de todos os jogadores na mesma linha

Guerreiro

Todos excepto Goleiro

+3 geral

+1 geral de todos os jogadores na mesma linha

Batedor de Faltas

Todos excepto Goleiro

+6 geral

Batedor de Pênalti

Todos excepto Goleiro

+6 geral

Especialista em Escanteio

Todos excepto Goleiro

+6 geral

Líder

Todos

+3 geral

+1 geral de todos os jogadores na mesma linha

Motivação Final

Todos

+6 geral

Capitão

Todos

+3 geral

+1 geral de todos os jogadores na mesma linha

Super Substituto

Todos

+6 geral

Jogador de Equipe

Todos

+3 geral

+1 geral de todos os jogadores na mesma linha

Nota: Se um Goleiro tem uma habilidade especial que afeta os jogadores na mesma linha, os jogadores da defesão serão os afetados.

As habilidade especiais adicionam pontos ao geral de um jogador, independentemente de ele jogar na sua posição específica ou não. No entanto, o geral de um jogador será sempre mais baixo numa posição que não é a sua. Por exemplo, se colocar um jogador Meia Central a jogar como Atacante Central, o seu resultado geral será sempre mais baixo, mesmo depois do aumento dado pela habilidade especial.

Apesar de todas as habilidades especiais terem um comportamento diferente na primeira versão do jogo, algumas delas têm características e distinções particulares:

  • Defensor de Pênalti: Esta habilidade especial melhora o resultado geral do Goleiro e afeta especificamente pênaltis marcados durante o jogo. Nas próximas versões dos jogos amistosos, haverá marcação de pênaltis durante o jogo e no final de jogos empatados, por isso será possível tirar partido desta habilidade especial com maior frequência.

  • Batedor de Pênalti: O mesmo que o Defensor de Pênalti.

  • Super Substituto: Dado que na primeira versão dos jogos amistosos não haverão substituições, os jogadores com esta habilidade especial terão o seu geral aumentado logo no início da partida.

  • Jogador de Equipe, Guerreiro, Treinador em Campo, Líder e Capitão: Estas habilidades especiais só terão impacto nos jogadores que jogam na mesma linha. Em futuras versões, estas habilidades afetarão todos os jogadores em campo.

Habilidades Especiais Acumuladas

Um usuário poderá ter diversos jogadores com a mesma habilidade especial.

Nem sempre será vantajoso ter muitos jogadores com as mesmas habilidades especiais, já esta estratégia não melhora sempre o desempenho da equipe. Na versão inicial dos jogos amistosos, não existem limites para a utilização de jogadores com as mesmas habilidades especiais, mas no futuro serão aplicadas limitações.

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