Visão Geral do Mercado

O MetaSoccer é um ecossistema que combina videogames, futebol e apostas esportivas. A integração desses 3 mercados com a tecnologia blockchain faz do MetaSoccer uma combinação disruptiva com grande potencial de crescimento.

O Mercado dos Videogames

Os videogames são um ecossistema que se desenvolveu rapidamente nos últimos anos, a ponto de recriar universos paralelos que permitem aos usuários interagir online com outros usuários ao redor do mundo. Um estudo recente revela que pelo menos 3,1 bilhões de pessoas – entre os 8 bilhões de habitantes do mundo – jogam vídeo games, cerca de 40% da população mundial. O continente asiático lidera essa lista, com 1,4 bilhão de jogadores. A Europa ocupa o segundo lugar com 668 milhões de consumidores, seguida pela América Latina e do Norte com 383 e 261 milhões de consumidores, respectivamente.

O uso da tecnologia blockchain nos videogames

A tecnologia blockchain é um banco de dados público, compartilhado e descentralizado que funciona como um livro de registros onde as operações de compra e venda ou qualquer outros tipo de transação são registradas. De maneira mais geral, os benefícios que a blockchain oferece para a indústria dos videogames são:

  • Propriedade: pela primeira vez na história os usuários podem ser os verdadeiros proprietários dos ativos dos jogos.

  • Troca Digital: os usuários têm a oportunidade de trocas dos ativos do jogo com outros usuários no ecossistema.

  • Renda: não apenas os desenvolvedores podem gerar renda a partir do jogo, os usuários também podem gerar receita no ecossistema do jogo.

  • Transparência: todas as interações dos jogos blockchain podem ser referenciadas publicamente.

O Futuro dos Videogames

A indústria dos videogames está crescendo ano após ano, gerando mais receita do que as indústrias do cinema e música juntas: US $145,7 bilhões contra US $42,5 bilhões da indústria cinematográfica (bilheteria) mais US $20,2 bilhões da indústria musical – dados de 2019.

No período de 2021-2025, as receitas devem mostrar um CAGR de 9,32%, resultando em receitas de US $223 bilhões até 2025.

Além disso, a nova mecânica de jogo conhecida como “Play to Earn” está decolando e pode ser uma potencial quebra de paradigmas na indústria do videogame, assim como os jogos “Free to Play” foram há alguns anos atrás. Nós acreditamos firmemente que esta quebra de paradigma irá resultar em todos os estúdios de jogos sendo obrigados a mudar para o modelo “Play to Earn” de maneira a vir de encontro às novas demandas do mercado.

O Mercado do Futebol

O futebol é claramente o esporte mais popular em termos de fãs. Cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo assistem ao futebol pelo menos uma vez por ano. Isso representa 45% da população mundial. E não só é o esporte mais popular do mundo entre os fãs, mas também é o esporte mais popular em número de praticantes. A FIFA estima que 270 milhões de pessoas participam oficialmente de alguma maneira. Embora o futebol americano, o beisebol, o críquete e o futebol australiano sejam exemplos de esportes populares, eles são praticados em locais específicos do mundo. Em contraste, o futebol é jogado em mais de 200 países; na verdade, exceto na América do Norte, o futebol é praticamente o esporte mais popular em todos os continentes.

O mercado global de esportes atingiu quase US $388,3 bilhões em 2020, tendo crescido a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 3,4% desde 2015. O mercado caiu de US $458,8 bilhões em 2019 para US $388,3 bilhões em 2020 a uma taxa de -15,4%. A redução deve-se principalmente às regras de bloqueio e distanciamento social impostas por diversos países em função do surto da COVID-19 e das medidas tomadas para a contenção da pandemia. O mercado de esportes deve atingir US $599,9 bilhões em 2025 e US $826 bilhões em 2030.

O Mercado de Apostas Desportivas

Estatísticas mundiais de apostas mostram que cerca de 26% da população mundial aposta. Isso significa que cerca de 1,6 bilhão de pessoas em todo o mundo apostam. 4,2 bilhões o fazem pelo menos uma vez por ano.

Somente em 2020, a indústria de apostas esportivas registrou receitas de US $203 bilhões. Durante 2020-2024, a indústria global de apostas esportivas deverá crescer US $144,44 bilhões, o que representará uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 11%.

De acordo com o estudo de esportes PwC 2020, as apostas esportivas são a fonte de receita de esportes mais otimista nos últimos anos e com a maior taxa de crescimento (7,2%). Seguido por outras fontes de receita, como: patrocínio (2,2%), direitos de mídia (3,2%) e licenciamento (3,4%).

O Uso da Tecnologia Blockchain nas Apostas Desportivas

O uso da tecnologia blockchain nas apostas desportivas oferece uma solução para os problemas gerados atualmente pelas casas de apostas. Os benefícios são os seguintes:

  • Anonimato: as suas informações pessoais permanecem ocultas, mesmo para o casino online.

  • Confiança: No atual cenário centralizado, qualquer usuário pode dizer que se sente enganado pelo agente de apostas. O mesmo não pode ser dito quando as transações são adicionadas de forma transparente à blockchain.

  • Segurança: uma vez que um bloco é adicionado, o conteúdo do bloco é virtualmente impossível de manipular.

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