Curva de Ligação de Token

Objetivos

Como mencionado antes, o universo MetaSoccer será baseado em um token nativo ($MSU), portanto, o design desse token afetará diretamente o crescimento do ecossistema e sua reação a choques externos. Acreditamos que um metaverso Play-to-Earn de sucesso deve ser sustentável, permitir a adoção contínua e capturar valor a longo prazo. Para conseguir isso, é realmente importante reduzir ou eliminar o impacto potencial de agentes mal-intencionados que podem ter como alvo o ecossistema para obter lucro pessoal, explorando os verdadeiros usuários.

Problemas Iniciais

Depois de explorar a abordagem mais "tradicional" de um token de fornecimento limitado, descobrimos que não era a melhor solução para atingir nossos objetivos, uma vez que o mercado terá controle total sobre o preço do MSU. Grandes saltos nos preços podem ser vistos como desejáveis, mas como todos os usuários que entrarem no jogo precisarão comprar o MSU, poderíamos facilmente chegar a um ponto em que o token é muito caro ou simplesmente indisponível para eles, limitando, portanto, a adoção do jogo e o crescimento a longo prazo. O oposto também é perigoso, pois todas as recompensas do jogo são baseadas em MSU: se o preço cair, o valor das recompensas cairá proporcionalmente, potencialmente levando a um loop de autodestruição em que os usuários desejam sair do metaverso para procurar jogos mais lucrativos. Em suma, um token de fornecimento fixo não é adequado para construir um metaverso dinâmico e sustentável.

No entanto, os tokens de suprimento dinâmicos também apresentam seus próprios riscos. Na maioria das vezes, os proprietários do projeto podem criar unilateralmente novos tokens, adicionando uma fonte de incerteza aos atores do metaverso. Os primeiros investidores podem ver razoavelmente os riscos de diluição, e os usuários se preocupariam com o fato de que suas recompensas potenciais teriam menos valor do que o esperado inicialmente. Em alguns casos extremos, a criação desproporcional de moedas pode até mesmo levar à destruição total do metaverso, inundando sua economia e levando a situações de “correr para o banco”.

Soluções da Curva de Ligação

Para evitar as desvantagens de um token de fornecimento fixo e a incerteza dos controlados por projeto, decidimos usar uma TBC (Curva de Ligação de Token). Essa solução de ponta foi possível graças à evolução dos SCs (Smart Contracts) e AMMs (Automated Market-Makers).

Uma Curva de Ligação de Token é essencialmente um SC que tem controle sobre o suprimento de token e continuamente cria e queima tokens segundo uma função matemática “Preço = F (Fornecimento Total)” comummente conhecido como “A Curva”. Este SC, consequentemente, atua como um AMM on-chain que garante liquidez para qualquer pessoa que queira entrar / sair do metaverso. Normalmente, o preço aumenta na criação e diminui na queima.

A principal vantagem das TBCs é que elas oferecem um fornecimento de token dinâmico, mas de uma forma previsível e controlada que pode ser facilmente simulada e fornecem um “preço de referência” para o token ao longo do tempo que segue a demanda. Utilizando a fórmula da Curva, é possível saber o preço de referência para um determinado fornecimento, criando assim expectativas certas e saudáveis ​​para todo o ecossistema. Isso resolve o problema de incerteza com o token de fornecimento dinâmico discutido anteriormente.

Além disso, graças à sua natureza AMM, a curva de ligação também vai estabilizar o prêmio em toda a rede. Mesmo se a comunidade criar soluções de troca adicionais para o token, como um pool DEX (Troca Descentralizada), as flutuações repentinas de preços levarão a oportunidades de arbitragem entre eles e a Curva que podem ser exploradas por qualquer pessoa (provavelmente os bots vão cuidar), portanto, estabilizando o preço, não importa onde o token está sendo negociado.

Outra vantagem interessante é que a TBC do MetaSoccer está configurada para reagir suavemente a grandes compras / vendas, reduzindo os incentivos para especuladores de curto prazo (esquemas de "bombeamento e despejo") enquanto garante que novos usuários sempre serão capazes de entrar no ecossistema a um preço razoável. Isso apoia a adoção contínua do jogo e, portanto, o crescimento a longo prazo do ecossistema. Embora isso possa ser visto como uma "limitação positiva", também é uma medida de "segurança" quando a demanda diminui. Não apenas o preço diminuirá ao longo da Curva, limitando quedas repentinas de preços, mas também o recurso de queima resultará em uma maior diminuição do Market Cap, tornando o projeto mais atraente para novos usuários.

Resumindo, a TBC adapta o fornecimento de MSU às expansões e contrações da demanda do metaverso, cunhando e queimando tokens, respectivamente. Ao fazer isso na blockchain, também elimina a incerteza relacionada aos tokens de fornecimento dinâmicos controlados manualmente e permite que os usuários tenham expectativas saudáveis ​​de preço para uma determinada demanda de token. A TBC oferece uma solução para os problemas discutidos inicialmente e também apoia nossos objetivos de adoção contínua e sustentabilidade de longo prazo.

Last updated