Partidas

Muitos são os fatores que podem determinar o resultado de uma partida: a técnica individual de um jogador, a moral da equipe, a condição dos jogadores.. Basicamente, o resultado de cada partida vai depender do confronto direto entre a tática de cada treinador, a técnica dos jogadores, e uma porcentagem de sorte.

Como Treinador, antes de cada partida, você terá que decidir o lineup inicial e a estratégia da partida. Durante a partida, você terá informações em tempo real sobre as principais estatísticas de seus jogadores e da partida. Você também pode fazer alterações nas táticas e substituições de jogadores (até 5).

Existem vários tipos de encontros:

Amistosos (PvE)

Modo Jogador vs. Metasoccer Environment. Como Treinador, você poderá jogar quantos amistosos quiser, mas a condição de seus jogadores será reduzida após cada partida, condicionando as partidas que você pode jogar durante o dia sem aumentar o risco de lesões.

Após cada jogo, os jogadores irão melhorar as suas habilidades, mas perderão condição. Dependendo do resultado, eles também ganharão ou perderão moral. A modificação nos atributos do jogador terá menos impacto do que as partidas do modo de carreira oficial (PvP).

Se a partida for bem-sucedida, você também receberá uma compensação de token, mas será menor do que no modo de carreira (PvP).

Lineup e Lineup Skill

As primeiras interações com o metaverso de futebol permitem que os usuários criem o seu lineup, escolhendo entre os diferentes esquemas táticos disponíveis. Isso irá permitir que os usuários verifiquem se necessitam de jogadores de uma posição específica e, acima de tudo, testar o lineup skill de diversas possibilidades de lineup.

O lineup skill é o principal indicador para estimar o resultado de uma partida, e é calculado com base nas habilidades dos jogadores selecionados para fazer parte do lineup.

Na primeira versão do PvE, o lineupskill terá em conta três caraterísticas:

  • Habilidades atuais do jogador: sabendo quais as habilidades mais importantes para cada posição, é possível calcular como será o desempenho de um jogador noutra posição, o que depende das suas habilidades. Quando os sistemas de treinamento forem introduzidos, será possível melhorar uma habilidade específica de um jogador, o que possibilita que este jogue melhor em outras posições.

  • Conhecimento da posição: os jogadores têm níveis de conhecimento diferentes das várias posições. Por exemplo, um Ala Esquerda (LWB) terá um bom conhecimento da posição Lateral Esquerdo (LB) e conhecimento médio da posição Ponta Esquerda (LW), mas um conhecimento baixo de Meia Atacante (CAM). O conhecimento da posição também poderá ser melhorado com os sistemas de treinamento.

  • Habilidades especiais: as habilidades especiais dos jogadores selecionados afetam o lineup skill. Pode ler mais sobre isso na seção de Jogadores.

Relativamente ao conhecimento de posição e posicionamento, é sempre importante ter em conta que o geral do jogador é afetado pela sua posição e a posição em que é colocado. Como é possível ver nas tabelas abaixo, cada jogador possui o máximo conhecimento da sua posição, mas o seu conhecimento das outras posições é menor:

Com base nestes valores, é possível compreender que quanto menor for o conhecimento do jogador de uma posição, mais o seu geral irá diminuir ao jogar nessa posição. Por exemplo, um Lateral Esquerdo (LB) com uma pontuação geral de 41 ao ser colocado a jogar como LB terá uma pontuação geral de 41 em jogo. No entanto, se esse mesmo LB for colocado numa posição de Ala Esquerda (LWB), a sua pontuação geral irá ser de 38 (menos 3 pontos), e se for colocado como Ala Direito (RWB) a sua pontuação geraç será 36 (menos 5 pontos).

Por isso é muito importante escolher bem o posicionamento dos jogadores, de acordo com a sua posição, de forma a obter o melhor lineup skill possível.

O cálculo do lineup skill será atualizado quando o PvE se tornar mais complexo.

Esquemas Táticos

É importante que o MetaSoccer seja o máximo semelhante possível ao futebol real e às suas estratégias, e o esquema tático tem aqui um papel importante.

A primeira versão do PvE inclui quatro esquemas táticos:

  • 4-4-2 A

  • 4-4-2 B

  • 5-3-2

  • 4-3-3

  • 4-2-3-1

À medida que o jogo vai evoluindo, outros esquemas táticos ficarão disponíveis, tornando a experiência mais diversa e permitindo que os usuários adotem a estratégia que melhor se adapta a si e à sua equipa.

Mentalidade de Equipe

A mentalidade de equipe refere-se ao modo como os jogadores enfrentam o adversário. Esta também tem impacto na posição dos jogadores selecionados.

Existem cinco tipos de mentalidade de equipe:

  • Super Defensivo: Focada em evitar conceder espaço à equipe adversária, mantendo um posicionamento defensivo e dependendo em toda a equipe para defender e criar vantagem, atacando com poucos jogadores.

  • Defensiva: Baseada na obstrução de oportunidades aos adversários, sem desistir da criação de oportunidades de gol. No entanto, a prioridade é a defesa da própria baliza.

  • Balanceada: Mentalidade mista, na qual uma equipe ataca e defende com uma estrutura racionalizada, dando a mesma importância ao ataque e à defesa.

  • Atacante: Prioriza a criação de oportunidades sem atacar com todos os jogadores. Focada na posse de bola e em jogar no campo adversário, mas mantendo uma estrutura defensiva.

  • Super Atacante: Focada na criação de oportunidades de gol, colocando o máximo possível de jogadores junto à grande área de baliza, de forma a criar superioridade numérica, com quase todos os jogadores no ataque, deixando muito espaço livre para a equipe adversária caso esta recupere a bola.

Dependendo da mentalidade de equipe selecionada, algumas formações resultam melhor que outras. Por exemplo, ao jogar em modo "defesa rígida", será melhor escolher uma formação que inclua mais jogadores defesa. Também é importante verificar os jogadores disponíveis: se uma equipe tiver melhores avançados do que defesas, obterá melhores resultados ao jogar em "ataque rígido" do que se tiver melhores defesas que avançados (algumas combinações podem até ter um impacto negativo num lineup específico.)

Estilo de Passe

A seleção de um estilo de passe define a forma preferível de passar a bola entre os jogadores. Isto influencia a movimentação dos jogadores no campo e também o tipo de jogaodres envolvidos em cada estilo.

Estão disponíveis três tipos de estilo de passe:

  • Curto: Jogo defensivo com uma combinação de passes curtos, que permite o avanço lento pelas diversas zonas, com um elevado número de passes rasteiros.

  • Misto: Combinação de passes curtos, médios e longos, dependendo da situação, jogando em todas as zonas, com passes aéreos e rasteiros.

  • Longo: Jogo com passes diretos para a grande área, especialmente longos passes áreos do guarda-redes e dos defesas para os avançados, sem envolvimento dos meio-campo.

Zonas de Jogo

As zonas de jogo refere-se à área específica do campo em que é baseado o ataque de uma equipe. É mais vantajoso selecionar uma zona de jogo onde os melhores jogadores estão localizados.

Existem cinco zonas de jogo diferentes:

  • Ambas as Alas: As jogadas de ataque partem do lado esquerdo e direito do campo, com um jogo mais abrangente e tentando colocar jogadores em ambos os lados, criando mais situações de cruzamento e dribble.

  • Ala Esquerda: Foco no ataque no lado esquerdo do campo, tentando movimentar a bola para essa zona mais rapidamente para criar situações de ataque.

  • Ala Direita: Foco no ataque no lado direito do campo, tentando movimentar a bola para essa zona mais rapidamente para criar situações de ataque.

  • Centro: O ataque parte do centro do campo, estreitando o jogo para os jogadores que ocupam a ala central.

  • Mista: Ataque através de várias zonas sem dar mais importância a nenhuma delas, jogando alternativamente nas laterais e no centro.

Todas as táticas devem ser selecionadas antes do início da partida — estas não podem ser alteradas até ao final do jogo. No futuro, será possível fazer alterações táticas durante o decorrer das partidas.

Torneios & Ranking

O primeiro torneio do MetaSoccer, Summer League, terá várias edições. Cada semana corresponde a uma edição, com início todas as terças-feiras às 12h00 UTC e terminando todas as segundas-feiras às 12h00 UTC. As recompensas serão distribuidas na segunda-feira após o término de cada edição.

Algumas edições será patrocinadas pelos nossos parceiros, e terão prémios especiais — verifique as nossas redes sociais pois aí serão anunciadas as edições especiais.

Todos os jogos no torneio são contra IA.

O registro no torneio é feito no ecrã principal, clicando no butão “Join”, que dará acesso à lista de regras do torneio.

Para participar, é necessário inscrever uma equipe de 11 a 16 jogadores. Pode editar o lineup selecionado antes do início da edição, mas não durante a mesma. No final de cada edição, é possível alterar os jogadores que irão participar na semana seguinte. Também é possível entrar numa edição depois de esta começar (por exemplo, é possível fazer o registro na quarta-feira e hogar desde esse dia até ao final da edição).

Como não é possível alterar o lineup no decorrer da edição, é necessário ter em atenção os jogadores selecionados — se tiver jogadores listados no mercado que sejam vendidos durante a edição, pode ficar impedido de participar, pois cada equipe tem de ter um mínimo de 11 jogadores. Pode registrar quantas equipes desejar.

Também terá de escolher a divisão na qual quer participar, e que se refere ao nível de dificuldade dos jogos. Existem cinco divisões, divididas conforme o overall atual das equipes:

  • Amateur – Overall atual de 20-29

  • Beginner – Overall atual de 30-39

  • Semi-Pro – Overall atual de 40-49

  • Pro – Overall atual de 50-59

  • Legend – Overall atual de 60-69

Ao fazer o registro, será sugerida a divisão que melhor se adapta à sua equipe, mas pode também optar por fazer a inscrição noutra divisão, mais fácil ou mais difícil — mas apenas uma divisão acima ou abaixo da sugerida, ou seja, uma equipe Beginner pode jogar na catgeoria Amateur ou Semi-Pro, por exemplo.

Dependendo do número de registros, poderão existir vários grupos por divisão. Cada grupo pode ter até 30 equipes. Ao fazer a inscrição no torneio, será atribuído a um grupo aleatório, dentro da divisão escolhida.

Não existe limite mínimo nem máximo de partidas que podem ser dispitadas em cada edição — cada usuário pode decidir, sendo que o único limite é a condição dos jogadores.

No final de cada edição, se quiser participar na seguinte deverá fazer novos registro, e aí poderá selecionar um novo lineup e divisão.

O ranking terá por base os pontos acumulados por cada equipe em cada edição. Tal como acontece no futebol, por cada vitória a equipe recebe 3 pontos, um empate vale um ponto e em caso de derrota nenhum ponto será atribuído.

No menu Standings será ainda possível verificar os resultados atuais de cada equipe e informações relativas à sua participação, incluindo partidas disputadas e pontos ganhos.

Modo Carreira (PvP)

Jogador vs. Jogador. Como Treinador, você entrará na divisão inferior da Liga Continental da qual o seu Clube escolher participar.

Liga Continental

Haverá 3 ligas continentais disponíveis, cada uma com várias divisões:

  • América

  • Europa

  • Ásia

Cada divisão será composta por grupos de 14 equipes administradas por outros treinadores. A temporada vai durar 26 dias e você vai jogar uma partida diária contra outro time do campeonato. O vencedor da partida receberá 3 pontos e uma compensação de token, em caso de empate você receberá 1 ponto cada e o prêmio será dividido entre vocês dois; em caso de derrota, você não receberá nem pontos nem compensação de token.

Assim como nos amistosos, após cada partida seus jogadores serão afetados; neste caso, com um impacto maior do que no modo PvE.

No final da temporada, os primeiros colocados receberão uma compensação de tokens e serão promovidos a uma divisão superior. Os últimos qualificados descerão para uma divisão inferior (desde que haja uma abaixo).

Cada partida irá gerar renda que será dividida entre os jogadores de acordo com o resultado da partida.

Divisões

Cada liga continental será composta por 9 divisões, sendo a 1ª divisão a melhor de todas e a única com um único grupo. O resto das divisões serão acomodados conforme quantos grupos forem necessários, com as divisões menores sempre com mais grupos do que as divisões maiores.

Assim que a competição terminar, um pré-registro será criado onde os times que desejam entrar na competição serão registrados. Assim que o número de times permitir que seja criada uma nova divisão, mantendo os requisitos definidos acima (especialmente o requerimento de mais usuários nas divisões menores), uma divisão adicional poderá ser criada.

Estatísticas no Fim da Partida

Saber como foi o desempenho da sua equipe é importante para afinar a sua estratégia. Ao analisar as estatísticas no fim da partida, terá uma melhor percepção de como sua equipe se está saindo, e pode compreender quais táticas funcionam melhor.

Existem quatro estatísticas que podem ser consultadas no final de cada partida:

Cantos

O número de cantos marcados por ambas as equipes ao longo do jogo.

Desempenho dos Jogadores

O desempenho dos jogadores avalia o comportamento de cada jogador durante o jogo, com uma pontuação de 0 a 10. Um jogador que jogou pior terá um valor mais baixo que o jogador que teve um bom desempenho. Assim, se muitos dos seus jogadores tiverem um bom desempenho, é provável que a sua equipe tenha ganho o jogo. Contudo, esta não é uma regra fixa — tal como no futebol real, por vezes os jogadores não jogam assim tão bem, e a equipa acaba por ganhar, ou o contrário. O desempenho dos jogadores está relacionado com a posição do jogador no campo. Imagine que a sua equipe perdeu 2-8, por exemplo. Logicamente, os jogadores que marcaram os golos terão melhores desempenhos que o goleiro ou os defesas. Se num outro jogo o seu zagueiro marcar quatro gols, irá verificar que no final a sua performance terá um valor elevado. Ao consultar o relatório de desempenho dos jogadores, poderá experimentar novos jogadores em posições diferentes e continuar a melhorar a sua equipe.

Zonas de Ataque

As estatísticas de zonas de ataque são ilustradas num campo onde poderá ver as percentagens de ataque da sua equipe nas diferentes zonas de jogo. Este resultado estará relacionado com a sua tática. Se selecionar o centro como zona de jogo, por exemplo, a maior percentagem de ataques será nessa área, mas se selecionar a ala esquerda, os ataques dominantes serão aí, e assim por diante.

Posse de Bola

As estatísticas de posse de bola ajudam os treinadores a compreender melhor de que forma a equipe implementa as táticas definidas, como o estilo de passe e a mentalidade. O estilo de passe tem um grande impacto nessa métrica: se decidir que a sua equip se deve focar em passos curtos, normalmente terá mais posse de bola do que se a equipe apostar em passes longos. Da mesma forma, se jogar com uma mentalidade super defensiva normalmente a posse de bola da equipe será reduzida Por outro lado, a posse de bola depende muito da qualidade da equipe. Se uma equipe da divisão Amateur jogar com passes curtos contra uma equipe da divisão Legend, terá na mesma menos posse de bola, pois na maioria dos casos as equipes Legend têm maior controle da bola durante a partida.

Outras Competições

Além do campeonato, também haverá outras competições Jogador vs Jogador ao longo da temporada, como torneios eliminatórios ou torneios multinível.

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